Foguete Starship da SpaceX explode após lançamento

Nave mais poderosa da história saiu da plataforma por volta das 10h30 desta quinta-feira, mas não conseguiu atingir a órbita terrestre. Não havia tripulação no voo-teste.

Foto Patrick T. Fallon
Anuncie aqui

O foguete Starship da SpaceX explodiu após o lançamento nesta quinta-feira (20), minutos depois de decolar da plataforma. Neste voo-teste, a nave estava sem tripulação.

A nave mais poderosa da história não conseguiu atingir a órbita terrestre. A missão terminou com uma parte do veículo explodindo no céu. A empresa ainda não informou as causas do incidente.

O lançamento ocorreu às 10h34 no horário de Brasília. A SpaceX afirmou nas redes sociais que “as equipes continuarão revisando os dados e trabalhando”.

Apesar da explosão sobre o Golfo do México, a SpaceX e Elon Musk consideraram o teste de hoje um sucesso.

“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship, à medida que a SpaceX procura tornar a vida multiplanetária”, disse a empresa no Twitter.

“Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses”, disse Elon Musk logo em seguida.

Grande aposta da SpaceX, Starship já havia tido voo-teste adiado três dias antes devido a um problema de pressurização no propulsor.

A empresa do bilionário Elon Musk projetou o veículo para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. A ideia era que ele pudesse abrir caminho para viagens espaciais com até 100 pessoas em voos interplanetários.

Fonte G1

Anuncie aqui