Agricultura: Missal é o 34º maior produtor agrícola do Paraná

O município está no Top 10 da Região Oeste do Estado.

A Suinocultura continua sendo o maior destaque, representando 28% da produção em Missal.
Anuncie aqui

No ano de 2022 o Valor Bruto da Produção (VBP) de Missal superou a marca de 1 bilhão de reais (R$ 1.008.641.654,54) com mais de 100 variedades produzidas no campo e na lavoura. Os dados são da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), por levantamento do Departamento de Economia Rural (DERAL).

Entre os 399 municípios do Estado, Missal ocupa a 34ª colocação. Já entre os municípios do Oeste, uma das regiões com maior produção agrícola, Missal está no Top 10, atrás de municípios como Toledo, Cascavel, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, São Miguel do Iguaçu, Palotina, Cafelândia e Medianeira.

No município o maior destaque continua na suinocultura que representa 28% de toda a produção. São 560 mil suínos para engorda no ano, com 145 produtores e mais de 260 granjas. Quase meio milhão de reais no valor bruto produzido.

A Avicultura de corte representa 18% de toda a produção, com 112 aviários e 62 produtores. São 12,5 milhões de aves para corte em um ano no município. Mais de 220 milhões de reais em valor bruto produzido. Já a produção de grãos (soja e milho) representam, juntos, 22% da produção de Missal.

A bacia leiteira tem produção anual de quase 17 milhões de litros de leite, por exemplo, e recebe incentivos com a disponibilização de veterinário e da inseminação artificial. Cascalho no entorno das estrebarias. E neste ano foi criado o incentivo para a construção de silos de alvenaria. Já são 28 produtores atendidos.

A Piscicultura é um setor que possui grande potencial em Missal. A produção de Tilápias em 2022 foi de 725 mil kg e a perspectiva é de aumento da produção. Alevinos foram quase 3 milhões produzidos. É um setor em franco desenvolvimento.

A Administração continua investindo em diversos setores, visando aumentar ainda mais a produção agrícola. Existem programas de distribuição de semente de aveia, onde foram quase 900 sacas entregues para 284 produtores em menos de um ano. Programa de reformas da Habitação Rural, que já beneficiou 83 produtores, e tem perspectiva de mais benefícios.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Missal.

Anuncie aqui