Secretaria de Saúde de Itaipulândia está em alerta contra a meningite C

É importante lembrar que as vacinas não só protegem aqueles que as recebem, mas também contribuem para reduzir a circulação dos agentes causadores da meningite

Anuncie aqui

A Secretaria de Saúde de Itaipulândia ressalta a importância de estar atento ao recente surto de meningite bacteriana (meningite C) no município vizinho de Quatro Pontes, no oeste do Paraná. As vacinas contra a meningite estão disponíveis e são rotineiramente aplicadas em faixas etárias específicas.

É importante lembrar que as vacinas não só protegem aqueles que as recebem, mas também contribuem para reduzir a circulação dos agentes causadores da meningite, beneficiando toda a população. Verifique se a carteira de vacinação de seus familiares está em dia e, caso tenha dúvidas, procure a unidade de saúde mais próxima.

COMO SE TRANSMITE?
A meningite bacteriana é transmitida por meio das vias respiratórias, através de gotículas e secreções do nariz e da garganta. Os sintomas incluem dor de cabeça, rigidez na nuca, febre, náuseas, vômitos e, em alguns casos, podem surgir manchas na pele. Esses sinais podem se manifestar entre dois a 10 dias após o contágio, principalmente entre os primeiros três a quatro dias. Proteja-se e cuide da sua saúde e da saúde da sua família. Vacinar é prevenir!

QUEM PODE SE VACINAR?
Vacina Meningocócica C:

  • Faixa etária: crianças de 3 meses a menores de 5 anos.

Vacina Meningocócica ACWY:

  • Faixa etária: jovens de 11 anos a menores de 15 anos.

Ampliação da vacinação:

  • Crianças a partir de 5 anos e adolescentes não vacinados até 10 anos.
  • Trabalhadores da saúde.

Fonte Assessoria.

Anuncie aqui