ESCOLA ESTADUAL ARANDU RENDA REALIZA VI SEMANA CULTURAL INDÍGENA

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Na manhã desta terça-feira (16/04), foi realizada cerimônia de abertura da VI Semana Cultural Indígena da Escola Estadual Arandu Renda da aldeia Aty Miri de Itaipulândia. Na programação de abertura estiveram presentes autoridades municipais e representantes de entidades e instituições regionais ligadas à questão indígena.

Fazendo parte da programação o Chamoí (rezador) Augustinho Delgado fez a cerimônia de abertura (reza), em nome dos indígenas pedindo que Nhanderu (Deus) cuide de todos e que abençoe a 6ª Semana Cultural Indígena.

Os oradores foram unânimes em destacar a importância da cultura indígena, cada vez mais inserida na sociedade.

A Prefeita Cleide Prates enalteceu o bom relacionamento da Administração Municipal com a comunidade indígena. “Ficamos felizes em estarmos participando deste momento tão importante para a aldeia Aty Miri com a abertura das atividades da Semana Cultural Indígena. Parabéns à Escola Arandu Renda pela organização e dedicação de todos para realização dessa semana que entra para história de Itaipulândia como um momento ‘ímpar’, por permitir a aproximação de todos com a cultura Guarani, que é tão presente na história do nosso país”, acrescenta.

O Vice-Prefeito Lindolfo Martins também fez questão de elogiar a todos que fizeram desse momento uma realidade, enfatizando o capricho com cada detalhe cuidadosamente preparado pela comunidade indígena de Itaipulândia. “Parabéns ao Cacique Natalino, um grande líder, que sempre está buscando o melhor para seu povo. Obrigado por abrir as portas da Aldeia e permitir essa interação e aproximação de todos com a cultura indígena Guarani”, elogia.

Após os pronunciamentos e mensagens das autoridades, alunos da Escola Estadual Arandu Renda e membros da aldeia indígena Aty Miri brindaram à todos com três apresentações, manifestando e apresentando um pouco da cultura indígena e que é defendida e propagada pela comunidade.

Participaram da abertura da 6ª Semana Cultural Indígena, alunos de escolas municipais de Itaipulândia e representantes de Colégio de Santa Terezinha de Itaipu, os quais puderam participar de palestras em salas pedagógicas, conhecendo a história da aldeia Aty Miri, bem como a forma de produção agrícola.

A programação continuará até quinta-feira (18), tendo atividades nos períodos matutino e vespertino e a coordenação da 6ª Semana Cultural Indígena convida a comunidade em geral para visitem e tenham contato com as ações culturais dos indígenas da aldeia Aty Miri.

Fonte: Assessoria.

Anuncie aqui