APAGÃO: SÃO PEDRO EM MISSAL FICA SEM ENERGIA POR 50 HORAS

A Luta dos agricultores para manter suas propriedades vivas foi mais desafiadora nos últimos dois dias. A energia eletrica foi restabelecida perto do meio dia de hoje (23/03).

Anuncie aqui
Anuncie aqui

A comunidade de São Pedro, interior de Missal, ficou no escuro por 50 horas, desde o início do temporal que atingiu a região na manhã de quinta-feira (21/03). Segundo a assessoria de imprensa da Copel, 45 unidades consumidoras encontravam-se nessa situação em Missal.

O impacto dessa falta de energia é amplificado pela característica agrícola da região, conhecida por sua produção de leite, suínos e aves. Os moradores enfrentaram enormes dificuldades para alimentar seus animais. Com a energia elétrica cortada e sem água, deixando os agricultores em uma situação desesperadora.

Para tentar suprir as necessidades dos produtores, a prefeitura de Missal mobilizou caminhões pipa para abastecer as propriedades. No entanto, a incerteza paira sobre os danos já causados. A nossa equipe não conseguiu confirmar se houve perdas ou mortes de animais, mas os relatos das dificuldades enfrentadas são muitos.

Especialmente preocupante é a situação dos suínos na região. Com a maioria das granjas operando de forma mecanizada, dependendo exclusivamente da energia elétrica, o trabalho precisou ser feito manualmente pelos agricultores. Mais de 12 mil suínos estiveram sob essa ameaça, e o desafio de mantê-los alimentados e vivos foi muito grande.

A produtora rural e Agente Comunitária de Saúde, Alessandra Wendling, é produtora de suínos e disse que esses dois dias foram muito difíceis para a família. Eles estão se esforçaram ao máximo para evitar perdas com os animais e manter a propriedade funcionando, mas a batalha foi árdua.

Propriedade rural da família da Alessandra Wendling, em São Pedro, Missal.

Muitos produtores de leite e avicultores têm geradores de energia, o que amenizou um pouco as dificuldades para manter a saúde dos animais.

A energia elétrica foi restabelecida perto do meio dia deste sábado (23/03).

Nota da Copel 23/03 – 08h30 – sobre os estragos provocados pelo último temporal:

Após dois dias de mobilização continua, as equipes da Copel restabeleceram o fornecimento de energia a 99,7% dos consumidores afetados pelo temporal de grandes proporções que atingiu diversas regiões do Estado ao longo da última quinta, 21. 

No momento, há cerca de 2 mil domicílios desligados em todo o Estado devido aos estragos causados pelo temporal. Cerca de 70% deles se concentram na Região Oeste do Estado, onde as tempestades, com ventos de mais de 90 km/h, provocaram maior destruição na rede. No momento, há 1,4 mil danos nas estruturas da companhia, que precisam ser verificados e reparados pelas equipes. 

O trabalho de campo seguirá ao longo deste sábado, 23. Grande parte dos casos remanescentes se refere a reparos mais complexos, que envolvem áreas de difícil acesso na zona rural, queda de árvores sobre a rede, danos em vários trechos e substituição de postes quebrados. Até agora, a companhia registrou 159 postes quebrados. Do total, 73% deles já foram substituídos ou estão em substituição na manhã deste sábado. A troca de cada poste leva em média quatro horas.

SEGURANÇA – A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco devem ser informadas pelo telefone 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.

Fonte: Oeste Agora

Propriedade de Jair Heck, enfrenta dificuldades depois que o gerador de energia estragou na manhã deste sábado (23/03).
Anuncie aqui