Oeste Agora Notícias

MINISTÉRIO DO TRABALHO CONCLUI QUE HOUVE FALHA NA GESTÃO DE SEGURANÇA DE COOPERATIVA EM TRAGÉDIA QUE MATOU 10 PESSOAS EM PALOTINA

Relatório do Ministério do Trabalho e Emprego sobre as explosões que mataram dez pessoas e feriram outras dez na Cooperativa C.Vale em Palotina, no oeste do Paraná, concluiu que houve um problema na gestão de segurança da empresa.

Segundo o documento, o acúmulo de poeira, gerado pela movimentação de grãos nos silos, criou uma atmosfera explosiva. O ministério disse não ter sido possível determinar o que provocou explosão, se foi uma faísca ou fonte de fogo, por exemplo.

O ministério enviou o relatório ao Ministério Público do Trabalho, que vai avaliar se cabe uma ação civil, e também para a Advocacia Geral da União. A C.Vale disse que ainda não foi notificada e que vai se manifestar quando tiver acesso ao relatório.

Mais de seis meses após o acidente, registrado em julho do ano passado, o inquérito do caso ainda não foi concluído.

O delegado Rodrigo Baptista, responsável pelas investigações, disse pretender concluir o inquérito em cerca de dez dias e que ainda aguarda laudos da Polícia Científica sobre o local da explosão.

Relembre como foi o acidente

As explosões sequenciais foram registradas em um silo de secagem de grãos da C.Vale na tarde do dia 26 de julho de 2023. O local é um grande reservatório onde são armazenados produtos agrícolas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o espaço armazenava mais de 10 mil toneladas de milho.

Moradores da região afirmaram que sentiram o tremor causado pelas explosões. Em alguns casos, segundo as testemunhas, vidros das residências chegaram a quebrar.

A série de explosões foi flagrada por câmeras de segurança.

Entre os mortos, a maior parte era do Haiti. Veja abaixo quem são as vítimas que morreram nas explosões:

  1. Wicken Celestin – 55 anos (haitiano);
  2. Alfred Lesperance – 44 anos (haitiano);
  3. Michelet Louis – 41 anos (haitiano);
  4. Jean Michee Joseph – 29 anos (haitiano);
  5. Jean Ronald Calix – 27 anos (haitiano);
  6. Donald ST Cyr – 24 anos (haitiano);
  7. Eugênio Metelus – 53 anos (haitiano);
  8. Reginald Gefrard – 30 anos (haitiano);
  9. Saulo da Rocha Batista – 53 anos (brasileiro);
  10. Francisca dos Santos – 33 anos (brasileira).

Fonte G1/PR

Exit mobile version