Agenda com a diretoria brasileira de Itaipu busca apoio para novos projetos na região lindeira

O objetivo foi apresentar dois projetos, o Agita Lindeiros – Saúde Integrativa e a implantação da Sala de projetos.

Uma comitiva do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu participou de uma reunião nesta segunda-feira (17) com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e com o diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

O objetivo foi apresentar dois projetos, o Agita Lindeiros – Saúde Integrativa e a implantação da Sala de projetos. Estas iniciativas devem impactar positivamente as administrações municipais da região.

A comitiva contou com a participação do presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), do vice-presidente, prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim, da diretora técnica, Sandra Finkler, do consultor credenciado do Sebrae, José Altair Schimmelfennig e da servidora da prefeitura de Santa Helena, Edna Lara Wiellenz.

A reunião foi realizada na sede da Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu. Com esta agenda, foi possível a apresentação oficial das iniciativas elaboradas pelo Conselho dos Lindeiros e buscar apoio para a implementação na região.

Esporte e Saúde

Na área de esportes e saúde foi apresentado o Agita Lindeiros – Saúde Integrativa. “É um grande projeto, basicamente, com três eixos”, ressalta Zado. “Inicialmente uma parceria com o Conselho Regional de Educação Física (Cref), com o objetivo de trabalhar a prevenção, a saúde com o público alvo, que são as pessoas que mais utilizam as unidades básicas de saúde dos municípios da região e também com a terceira idade, com quem nós temos um carinho muito especial” enaltece.

Conforme o projeto, o eixo 1, ‘Esporte Transforma’, contempla as ações da Rede de Esportes dos Municípios Lindeiros, com circuitos de atividades esportivas para a comunidade e o projeto Mais Verão. O eixo 2, ‘Mexa-se – Lindeiros nas UBS’, enfoca atividades esportivas, alimentação saudável e cuidados com o corpo nas Unidades de Saúde dos municípios. O eixo 3, ‘Equipes Saudáveis – Lindeiros Saudáveis’ enfatiza terapias integrativas, gestão e planejamento, educação em saúde e mobilização da comunidade. 

A ideia principal é desenvolver ações voltadas à prevenção e controle em saúde, e atender, desde os funcionários das UBSs, até os frequentadores e a comunidade lindeira. “Com a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida ajudaremos a organizar o fluxo das unidades básicas de saúde dos municípios da região e, com isso vão diminuir as filas de especialidades com exames”, consultas e cirurgias destaca Zado.

Dentro da conjuntura de promoção da saúde, o presidente destaca ações com terapias como ferramentas de prevenção de doenças e recuperação de pacientes.

Mais Verão

Quanto ao projeto Mais Verão, que já vinha sendo desenvolvido nos últimos anos na região, o que se quer é ampliar as ações com envolvimento, desde as categorias de base, até a terceira idade. “Esse projeto foi elaborado e coordenado pelo vereador Cristiano Metzner (Suko), de Marechal Cândido Rondon, que é o tesoureiro dos municípios lindeiros”, relata o presidente.  ele reuniu nos últimos meses diversas lideranças do esporte dos municípios da nossa região pra ouvir sugestões e o projeto ficou muito bem elaborado e bem completo. 

Sala de Projetos

O Conselho dos Lindeiros trabalha para a implantação de uma sala de projetos, ferramenta que auxiliará as administrações municipais na confecção de projetos e, consequentemente, na obtenção de mais recursos de outras fontes como, Governo do Estado e Governo Federal.

“Buscamos apoio da Itaipu Binacional para contratação de profissionais das áreas de engenharia e arquitetura que vão trabalhar de forma exclusiva pra fazer projetos para as prefeituras, preenchendo dessa forma, uma lacuna que muitas prefeituras têm, principalmente, dos municípios pequenos, na construção civil, de obras, de infraestrutura e outros”, informa Evandro Grade.

Fonte Assessoria

Anuncie aqui