Casa Lar para Crianças e Adolescentes terá sede em Missal

Município firmou convênio com a Instituição Bom Samaritano, que também irá atender na sede em Missal o município de Serranópolis do Iguaçu.

Anuncie aqui

Nesta semana o município de Missal firmou convênio com a Instituição Filantrópica Bom Samaritano para o acolhimento institucional de crianças e adolescentes. A instituição também irá atender ao município de Serranópolis do Iguaçu, e contará com sede em Missal com toda a infraestrutura equipamentos e equipe técnica prevista em lei.

O acolhimento institucional realizado por intermédio do convênio é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Trata-se de uma medida protetiva aplicada pelo Estado que busca abrigar e acolher crianças e adolescentes em casos de ameaça ou violação dos seus direitos fundamentais.

São diversos os motivos que conduzem a criança e o adolescente ao acolhimento. Como, por exemplo, a negligência e/ou abandono dos pais ou responsáveis, a dependência química dos pais ou dos responsáveis, a situação de rua da criança ou do adolescente, conflitos familiares, a violência doméstica e/ou sexual, entre outros.

A secretária de Assistência Social de Missal, Rosani Fappi, destaca que toda a rede de apoio e proteção a essas crianças e adolescentes visa sempre agir buscando o melhor interesse das mesmas. “Mesmo que elas sofreram danos expressivos, possam ter a chance de minimização de seus sofrimentos, que deixaram marcas não só em seus corpos, mas também em seu psicológico”, avalia.

“O acolhimento institucional é uma chance de crescimento e desenvolvimento saudável a crianças e adolescentes que antes eram negligenciadas”, acrescenta a secretária Rosani. Até a formalização do Convênio foram várias reuniões visando estabelecer bem os critérios e a forma de atuação.

Estiveram presentes na reunião em Missal o Prefeito Ferrari, a Secretária de Assistência Social, Rosani Fappi, e o Assessor Jurídico do município de Missal, Tiago Rodrigues Veloso. Também estiveram o Prefeito de Serranópolis do Iguaçu, Ivo Roberti, a Secretária de Assistência Social, Janete Roberti e a Assistente Social, Vera Lopes.

A Casa Lar, que terá sua sede em Missal, possui características residenciais, visando proporcionar um ambiente acolhedor, com estrutura adequada, cumprindo requisitos para a oferta do serviço de acolhimento. Visa ainda promover acessibilidade, higiene, salubridade, segurança e privacidade.

Fonte Assessoria

Anuncie aqui