Enio Verri garante continuação dos royalties e manutenção de parcerias com municípios lindeiros

Na quinta-feira (25), o diretor-geral brasileiro participou de um encontro com prefeitos, em Santa Helena.

Fotos: Sara Cheida / Itaipu Binacional
Anuncie aqui

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, garantiu, nessa quinta-feira (25-05), a continuidade do pagamento dos royalties e a manutenção das parcerias com os municípios lindeiros. Ele participou da assembleia do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em Santa Helena. Na ocasião, o diretor também prestigiou a abertura de Expo Santa Helena, em comemoração aos 56 anos da cidade.

“As negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu envolvem somente a parte financeira do documento. A manutenção dos royalties, que são um instrumento importante para a região, não estão em discussão”, explicou Enio Verri, reforçando que a negociação é feita pelas Altas Partes Contratantes da Itaipu, por meio dos ministérios de Relações Exteriores dos dois países. “O debate acontece em Brasília [DF] e em Assunção [PY], não em Foz do Iguaçu”, afirmou.

O diretor também defendeu a continuidade das ações da Itaipu na região, com o investimento em projetos que tenham relação com a missão da Binacional. “O Conselho dos Lindeiros tem uma relação umbilical com Itaipu e essa relação vai se manter. Todos os projetos em andamento serão continuados e estamos abertos para ouvir os lindeiros sobre ações que estão na missão da Itaipu, com foco ambiental e social. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade de vida da população ao nosso redor”, concluiu.

Esta foi a primeira participação de Enio Verri na Assembleia do Conselho dos Lindeiros, que tem sede em Santa Helena, e reúne os municípios lindeiros ao reservatório. O diretor de Coordenação, Carlos Carboni, também esteve no encontro. O presidente dos Lindeiros e prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, e outras autoridades participaram da reunião.

“Itaipu é fundamental para os munícipios da região. Queremos construir um relacionamento entre Itaipu e os lindeiros para gerar muitos frutos à nossa população”, disse Evandro Grade. “Estamos à disposição para colocar em prática os projetos que são prioridades para Itaipu na região.”

O Conselho dos Lindeiros reúne 15 municípios paranaenses e um do Mato Grosso do Sul localizados no entorno do reservatório de Itaipu. São eles, no Paraná: Pato Bragado, Missal, Mercedes, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Itaipulândia, Guaíra, Foz do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Diamante D’Oeste, Terra Roxa, São José das Palmeiras, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e, no Mato Grosso do Sul, Mundo Novo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Itaipu

Expo Santa Helena

A comitiva da Itaipu também prestigiou a abertura da exposição do comércio, indústria e prestação de serviços no município, a Expo Santa Helena. O evento foi realizado no terminal turístico “Terra das Águas”, balneário do lago da Itaipu. A exposição é organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa) e conta com o apoio de várias empresas, entre elas, a Itaipu.

Anuncie aqui