ACS’s de Missal recebem capacitação sobre primeiros socorros

Anuncie aqui

Integrante ao Programa Saúde com Agente da APS (Atenção Primária em Saúde), as Agentes Comunitárias de Saúde de Missal receberam capacitação sobre primeiros socorros durante a semana. A enfermeira, Fabiane Junges, coordenadora do SAMU, foi quem ministrou o treinamento.

Abordagens de primeiros socorros, situações de urgência e emergência, parada cardiorrespiratória, desengasgo, ferimentos, queimaduras, fraturas, intoxicações e envenenamentos, mordeduras e picadas, choque elétrico, hemorragias, mal súbito, corpos estranhos, luxações, entorses, entre outras, fizeram parte da atividade.

O objetivo é preparar as profissionais para eventuais situações como estas, para que saibam como lidar e ajudem a pessoa que estiver passando por alguma dificuldade, tanto nas visitas domiciliares, quando nas próprias Unidades de Saúde.

Entre os objetivos destaca-se ainda que as profissionais possam compreender elementos fundamentais da anatomia e fisiologia humanas, conhecer aspectos epidemiológicos relacionados ao trauma e conhecer os princípios gerais dos primeiros socorros.

Além disso, realizar a avaliação inicial da vítima, identificando as prioridades no atendimento, identificar as abordagens mais assertivas diante de situações de urgência e emergência, no contexto dos primeiros socorros.

Outro ponto importante é aplicar imobilizações diante das situações mais recorrentes de trauma, e conhecer as formas de transporte, identificando as necessidades e prioridades de cada situação de urgência.

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Missal.

Anuncie aqui