Já viu um ninho de Beija-flor bem de pertinho?

Ninho de beija-flor encanta visitantes que passam pela Loja Obra de São José, que fica ao lado da Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia.

Ninho de Beija-flor encanta visitantes em Itaipulândia.
Anuncie aqui
Anuncie aqui

O ninho começou a ser construído pelo casal de beija-flor logo depois que o Presépio de Natal foi montado, ainda em novembro de 2022, ao lado da Grande Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia, na Loja Obra de São José.

Há 18 dias, os dois filhotinhos nasceram, agora eles já estão recebendo as primeiras aulas de voos com a mamãe beija-flor.

De acordo com o Chefe de Conservação do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, Benjamin Timothy Phalan, a família de beija-flor é da espécie besourinho-de-bico-vermelho, e costuma fazer o ninho em lugares bem protegidos contra a chuva, em galhos, folhas ou raízes bem finas, para diminuir as possibilidades de um predador chegar até o ninho.

Para a dona da loja, Terezinha Trevisan Engel e os visitantes que passam por ali todos os dias, a natureza é surpreendente e linda. Muitas pessoas passam grande parte do tempo admirando os novos moradores, que viraram celebridades locais.

A Terezinha contou que pretendia recolher os enfeites de Natal hoje (06-01), Dia de Reis, mas com a presença dos “hospedes inusitados” vai esperar mais uns dias para desmanchar o presépio. “Fiquei muito feliz com a visita, especialmente pelo local escolhido por eles, cheio de simbologia, muito especial, onde lembramos o nascimento de Jesus”, completa.

Curiosidades sobre o capricho do beija-flor na hora de construir o ninho

O Chefe de Conservação do Parque das Aves, explicou que o ninho é feito de paina de gravatá, lâminas de xaxim ou outro material macio, atapetado no lado externo com fragmentos de líquens ou casca de árvore, e tudo é colado firmemente com teias de aranha. Uma coisa legal é que as teias de aranha são elásticas e permitem que o ninho se expanda à medida que os jovens crescem.

As vezes as beija-flores reutilizam o mesmo lugar ao longo dos anos, construindo um ninho em cima dos restos do ninho antigo. É possível que a fêmea volte a usar o mesmo lugar, quando os enfeites forem instalados para o próximo Natal.

Desenvolvimento do Beija-flor

Benjamin Timothy Phalan conta que a fêmea incuba os ovos por mais ou menos duas semanas, e os filhotes podem permanecer no ninho por três semanas (as vezes mais, se não recebem alimentação suficiente e crescem mais lentamente). Os filhotes começam a treinar as asas alguns dias antes de sair do ninho, mas eles podem voltar para dormir no ninho por algumas noites.

Ainda dá tempo de ver pessoalmente

Se você nunca viu um ninho de Beija-flor e ficou curioso é só ir até a Loja Obra de São José, que fica ao lado Grande Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia, e admirar a natureza que é fascinante em cada detalhe da sua transformação.

Anuncie aqui