Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias recebem Formação Técnica em Missal

O município de Missal disponibilizou formação técnica para as Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Endemias.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Trata-se do Projeto Saúde com Agente, uma parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com Ministério da Saúde e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

A parceria oferece o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias (ACE). O Programa Saúde com Agente foi criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

O curso

O curso será gratuito para os alunos, viabilizado pelo Ministério da Saúde, com duração de 10 (dez) meses totalizando 1.275 (mil e duzentas e setenta e cinco) horas, dividido por disciplinas.

Serão desenvolvidos na modalidade à distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do CONASEMS, por meio de desenvolvimento de atividades educacionais; nas aulas presenciais no espaço pedagógico da Unidade de Saúde Municipal; nas tele aulas síncronas; e no exercício da atividade laboral dos Agentes junto à comunidade.

Em Missal, tiveram a oportunidade de inscrição os profissionais que estão em exercício e que atendam aos requisitos do Programa instituído pela Portaria MS 3.241/2020.

Como Preceptores (profissionais que acompanharão presencialmente as atividades propostas pelo curso) o município conta com Tânia Sbabo e Greice Goerck, para a turma de Agentes de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde, respectivamente. Tânia e Greice atuarão no acompanhamento dos estudantes, no desenvolvimento das atividades de vivências nos serviços de saúde propostas nas disciplinas do curso, contribuindo para a construção e reconstrução de conhecimentos.

Através das secretarias municipais de saúde, e da imensa capilaridade do CONASEMS em todo o país, as unidades básicas de saúde se tornam salas de aula. E com educação a distância, está sendo levado treinamento, capacitação e qualificação a estes profissionais. Seja pela TV, seja através do portal ou pelas mídias sociais, o aluno pode acessar o canal em todo lugar, em todo tempo, em qualquer equipamento.

Fonte Assessoria

Anuncie aqui